sexta-feira, 21 de julho de 2017

Viagem a Ixtlán

«Aqueles que me amaram passarão, e a cidade explodirá de novo a cada ano. Mas meu espírito sempre vagará nostálgico, no mesmo recanto escondido de meu jardim florido. - Juan Ramon Jimenez»

«O adversário valoroso apenas o empurra para frente.»

«A arte do benfeitor é nos conduzir até a borda.»

«O que o guerreiro faz é transformar o seu mundo em terreno de caçada. Como caçador, o guerreiro sabe que o mundo foi feito para ser usado, portanto, usa cada pedacinho dele. (...) Só que o guerreiro não se importa, nem se sente insultado, quando é utilizado e apanhado ele mesmo.»

«Coisas muito drásticas tem que lhe acontecer para que você permita que seu corpo aproveite tudo que aprendeu.»

«A parte mais difícil do modo de vida de um guerreiro é entender que o mundo é uma sensação.»

«O truque está naquilo a que se dá importância - Ou a gente se faz feliz, ou se faz forte. O trabalho é o mesmo.»

«Eu não sabia que estava armazenando poder quando comecei a aprender as maneiras de um guerreiro. Eu achava que não estava fazendo nada de especial, mas não era assim. O poder tem a peculiaridade de passar despercebido quando está sendo armazenado.»

«De dia, o mundo nos é conhecido, e tudo que é conhecido tem precedência. No escuro, ao contrário, tudo é igualmente estranho e poucas coisas tem precedência, de modo que ficamos suscetíveis aos entes da noite.»

«Um guerreiro é impecável quando confia em seu poder pessoal.»

«Todos os guerreiros tem um lugar onde morrer. Um lugar de sua predileção, encharcado de recordações inesquecíveis, onde acontecimentos poderosos deixaram sua marca, um lugar em que ele presenciou maravilhas, onde os segredos lhe foram revelados, um lugar em que ele armazenou seu poder pessoal. Um guerreiro tem a obrigação de voltar àquele lugar de sua predileção cada vez que toca o poder, a fim de armazena-lo ali. Ou ele vai caminhando ou sonhando. E por fim, no dia em que termina seu prazo de estada na terra e ele sente o toque da morte em seu ombro esquerdo, seu espírito, que está sempre pronto, voa para o lugar de sua predileção e ali o guerreiro dança até à sua morte. (...) Se um guerreiro agonizante tem um poder limitado, sua dança é curta; se seu poder for grandioso, sua dança é magnífica. Mas, quer seu poder seja pequeno ou imenso, a morte tem que parar para assistir sua última posição na terra. A morte não pode alcançar o guerreiro que está contando a luta de sua vida pela última vez, até ele terminar sua dança.»

«Primeiro, deve focalizar seu olhar sobre suas mãos, como ponto de partida. Depois, desvie o olhar para outras coisas e olhe para elas de relance. Focalize o olhar sobre o máximo de coisas que puder. Lembre-se de que, se olhar só rapidamente, as imagens não mudam. Depois, volte as suas mãos. Cada vez que olhar para, estará renovando o poder necessário para sonhar, de modo que, no princípio, não olhe para coisas demais. Quatro coisas bastam, de cada vez. Mais tarde, poderá aumentar o número até abranger tudo o que quiser, mas, assim que as imagens começarem a mudar e você sentir que está perdendo o controle, volte para suas mãos. Quando achar que pode olhar para as coisas indefinidamente, estará pronto para uma nova técnica. O passo seguinte é organizar-se para sonhar e aprender a viajar. Da mesma maneira que aprendeu a olhar para as mãos, pode obrigar-se a mover-se, a ir aos lugares. Primeiro, tem de estabelecer um lugar aonde queira ir, escolha um lugar bem seu conhecido... depois, obrigue-se a ir lá. Essa técnica é muito difícil. Precisa desempenhar duas tarefas, tem de obrigar-se a ir a um local determinado, e depois, quando já tiver dominado essa técnica, tem de aprender a controlar o tempo exato de sua viagem.»

«Procurar a perfeição do espírito do guerreiro é o único empreendimento digno de nossa virilidade.»

«Um guerreiro é um caçador imaculado que caça o poder; não é bêbado nem doido, e não tem nem tempo e nem vontade de fingir, mentir pra si mesmo ou dar um passo errado. O jogo é muito caro para isso. Está arriscando sua própria vida ordenada, que levou tanto tempo para ajustar e aperfeiçoar.»

«Aprender a caçar não fará de ti um caçador, nem aprender sobre a guerra o tornará um guerreiro.»

«Se você vai morrer, não há tempo para timidez, simplesmente porque esta o leva a agarrar-se a alguma coisa que só existe em sua imaginação. Acalma-o enquanto tudo está quieto, mas então o mundo misterioso e assombroso abre a boca para você, como abrirá para todos nós, e, nesse momento, compreenderá que seus métodos seguros não eram nada disso. Ser tímido impede que examinemos e exploremos nossa situação de homens.»

«Sua continuidade só o torna tímido, faz com que seus atos não possam ter o discernimento, o poder, a força compulsiva que têm os atos de um homem que sabe que está travando sua última batalha. Em outras palavras, acreditar na continuidade não o torna feliz e muito menos poderoso.»

«O que quer que esteja fazendo pode ser seu último ato sobre a terra. Recomendo que sob essa luz reconsidere sua vida e o que está fazendo.»

«Como já lhe disse, a meus olhos você se comporta como sua presa. Uma vez em minha vida alguém disse a mesma coisa, de modo que você não é o único. Nós nos comportamos como a presa que perseguimos. Isso, naturalmente, nos torna presa para alguma coisa ou alguém. Ora, o cuidado de caçador, que sabe de tudo isso, é deixar de ser uma presa ele mesmo.»

«- Qual a finalidade de tudo isso, Dom Juan? - Ser inacessível é a finalidade. - declarou - Só mencionei a recordação dessa pessoa como um meio de lhe mostrar diretamente o que não consegui mostrar-lhe com o vento. Você a perdeu porque estava acessível; estava sempre ao alcance dela e sua vida era uma rotina. - Não! - disse eu. - Está enganado. Minha vida nunca foi uma rotina. - Era e é uma rotina - falou, dogmaticamente. - É uma rotina diferente que lhe dá a impressão de não ser rotina, mas eu lhe asseguro de que é. (...) - A arte de caçador é tornar-se inacessível - disse ele. (...) Não respondi, achei que não precisava. Ele tinha razão. - Ser inacessível significa que você toca o mundo que o cerca moderadamente. Não come cinco codornas, come uma. Não danifica as plantas só pra fazer uma churrasqueira. Não se expõe ao vento, a não ser que seja imprescindível. Não utiliza e espreme as pessoas até elas mirrarem e sumirem, especialmente aquelas que você ama. (...) Não estar disponível significa que você propositalmente evita esgotar-se a si e aos outros. - continuou - Significa que você não está faminto nem desesperado. (...) Um caçador sabe que atrairá a caça várias vezes para sua armadilha, de modo que não se preocupa. Preocupar-se é tornar-se acessível, acessível sem o saber. E depois que você se preocupa, agarra-se a qualquer coisa, em desespero; e uma vez que você se agarra, é provável que se esgote ou esgote a quem ou o que você estiver se agarrando. (...) Um caçador trata intimamente com o seu mundo e, no entanto, é inacessível a esse mesmo mundo. - Isso é uma contradição - falei. - Ele não pode ser inacessível se está ali no mundo, hora após hora, dia após dia. - Você não entendeu - Disse Dom Juan, paciente. - Ele está inacessível porque não está espremendo o mundo até perder a forma. Ele o toca de leve, fica o tempo que precisa, e depois passa adiante rapidamente, quase sem deixar marca.»

«Ponerse al alcance e ponerse en el medio del camino - expressão idiomática espanhola.»

«Não estar disponível não quer dizer esconder-se ou se misterioso, e sim ser inacessível.»

«Só as decisões de um homem imortal podem ser anuladas ou motivo de arrependimento ou de dúvida. Num mundo em que a morte é o caçador, meu amigo, não há tempo para remorsos ou dúvidas. Só há tempo para decisões.»

«A importância própria é outra coisa que tem de ser abandonada, assim como a história pessoal.»

«Você pode mostrar as pessoas o que quiser mostrar-lhes, porém sem precisar dizer-lhes exatamente como fez.»

«Um dia eu descobri que minha história pessoal não era mais necessária, e como a bebida, eu deixei de lado.»

«As pessoas não se dão conta de que podemos cortar qualquer coisas de nossa vida, a qualquer momento.»

«Se a gente quer parar um semelhante, deve-se estar sempre fora do círculo que os oprime. Assim, a gente sempre pode dirigir a pressão.»

«O mundo da vida diária não é real, como acreditamos que seja. Para um feiticeiro, a realidade, ou o mundo que todos conhecemos, é apenas uma ilusão.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário