quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os Césares

«Porque é perfeitamente possível que nos tornemos um ser divino, sem ser, pelos outros, reconhecidos como tal. - Marco Aurélio»

«O caráter específico de um indivíduo determina seus atos que, automaticamente, são conformes à sua natureza. - Marco Aurélio»

«Todas as noites precisamos interrogar-nos para saber de que maneira melhoramos e em que sentido é preciso acelerar nossos esforços para um progresso. - Sêneca»

«Não existe arte mais difícil que a arte de viver. Mas a maneira como se deve existir, essa aprende-se unicamente enquanto se vive. - Sêneca»

«Que é o homem? Um corpo frágil e fraco, nu, por natureza sem defesa, tendo necessidade do socorro alheio, exposto a todas as injúrias da sorte, temendo o alimento e perecendo tanto pelos benefícios da abundância quanto pelas desgraças da carência. - Sêneca»

«A música que floresce à sombra não tem valor algum. - Nero (porque a melodia é credenciada ao cantor que fulgura na luz)»

«Não achais, que minha tristeza seja bem fundada? Quando tinha a minha idade, Alexandre conservava sob seu domínio grande número de povos, e eu não executei ainda nada de grande e de glorioso! - Resposta de César aos seus amigos, que indagaram vendo o derramar lágrimas sobre o túmulo de Alexandre.»

«Um furacão sublevou o oceano. César lançou-se numa barca de pesca. Mas, diante da tempestade, quis o pescador renunciar à partida. César exclamou então: "Coragem! Transportas César e sua sorte!". - Plutarco»

«Os historiadores, os escritores e os poetas, que tentaram penetrar essa perfeição única, não conseguiram destacar e comunicar a seus leitores uma qualidade essencial a César, quero dizer, o brilho misterioso, essa espécie de luz irradiante e calorosa que se desprendia daquele homem e seus atos, nas suas obras, e tanto pela sua "presença" como no seu ser mais íntimo.»

«Pouco tempo depois de sua morte e sempre a perseguir Pompeu, César desembarcou no Egito. Apresentaram-lhe a cabeça cortada de Pompeu, seu genro e antigo amigo! Profundamente perturbado, César cobriu a face e chorou.»

«Na véspera, no decorrer do jantar, quando os convivas discutiram para saber qual a melhor dentre todas as mortes, somente César, com vigor, exclamou: "A que não se espera".»

«Non humilis mulier (mulher sem baixeza) - palavras de Horácio sobre Cleópatra.»

«Não choro porque te perdi. Juntar-me-ei a ti dentro em breve. Mas que uma mulher me ultrapasse pela coragem, a mim, tão grande general, isso é o que é doloroso e intolerável! - Marco Antônio, segundo Plutarco»

«Cornélia, até este dia, só conheceste um aspecto da vida: a felicidade. Talvez te hajas enganado a ti mesma, porque a sorte foi fiel mais tempo do que é costume. Mas somos mortais e devemos suportar nossa parte de infelicidade também. - Pompeu, à sua quinta mulher (segundo Plutarco)»

«Tu me exortas de novo à ambição e ao trabalho - escreveu Cícero à seu irmão - Farei o que puder de melhor. Mas quando poderei viver?»

«A eternidade vale mais do que um só dia, por mais rico que seja. - Pompeu.»

«Sempre retribui a meus amigos todo o bem que me fizeram, como também sempre retribui a meus inimigos todo o mal que me fizeram. - Epitáfio de Lúcio Cornélio Sila.»

Sol Negro

«Os valentes e os corretos são solitários. Mas tem divindade.»

«"Quando, por exemplo, a crença no deus Wotan desapareceu e ninguém mais pensou nele, o fenômeno originalmente chamado de Wotan permaneceu; nada mudou além de seu nome, como o Nacional-Socialismo demonstrou em larga escala. Um movimento coletivo consiste de milhões de indivíduos, cada um demonstrando os sintomas do wotanismo, provando assim que Wotan, na realidade, nunca morreu, mas manteve sua autonomia e vitalidade originais. Nossa consciência apenas imagina que perdeu seus deuses; na realidade eles ainda estão lá e só é necessária uma certa condição geral para trazê-los de volta com força total." - Trecho de Jung em uma carta escrita para Miguel Serrano, 1960.»

«O que sustenta a substância racial judaica por um lado, por outro, dissolve os demais povos em um caos multirracial.»

A cosmogonia semita e ariana se distinguem uma da outra uma vez que a primeira materializa o homem e humaniza os mistérios da natureza, e a outra transcende a matéria e espiritualiza o homem.

Essa Era de Peixes deu início à demolição do princípio aristocrático com a revolta dos escravos, os sem-herança, os que não tem legado ou tradição e que alimentam rancor contra tudo que simbolize energia e liderança. Como Evola reconheceu, o veneno do fanatismo evangelizador, varrendo a Antiga Roma em um vagalhão bárbaro semita, foi o fator de declínio. O colapso de Roma abriu os portões para todas as subsequentes aberrações e degenerações que nos trouxe até a presente situação.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Visão Dionisíaca do Mundo

«As festas de Dioniso não concluem tão só a ligação entre os homens, elas reconciliam também homem e natureza. Voluntariamente a terra traz os seus dons, as bestas mais selvagens aproximam-se pacificamente: coroado de flores, o carro de Dioniso é puxado por panteras e tigres.»

Júlio César

«César: Só se deve temer o próprio medo.»

«Brutus: Nunca te matarão traidores, se ao teu lado jamais os consentires.»

«Marco Antônio: Ó inteligência, fugiste para os irracionais, pois os homens perderam o juízo!»

«César: César pode mentir? Teria, acaso, tão longe o braço posto nas conquistas, para vir a temer de dizer a verdade a uns barbas-brancas?»

«César: Só uma vez o homem forte prova a morte.»

«César: As coisas que me ameaçam só me olham quando dou as costas.»

«Brutus: Mas é coisa sabida em demasia que a humildade para a ambição nascente é boa escada.»

«Cássio: Quem será tão firme que não possa ser seduzido?»

«Cássio: Não é dos astros a culpa, mas de nós mesmos se nos rebaixarmos ao papel de instrumentos.»

«Brutos: O olho a si mesmo não se enxerga, senão pelo seu reflexo em outra coisa.»

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sobre Livros e Leituras

«A pesada armadura se torna manto alado, Breve é a tristeza e infinita a alegria.»

«Leia os antigos com cuidado, os antigos de verdade. O que os novos dizem deles quase nada significa.»

«É por isso que, no que se refere a nossas leituras, a arte de não ler é sumamente importante. Esta arte consiste em nem sequer folhear o que ocupa o grande público, o tempo todo, como panfletos políticos ou literários, romances, poemas, etc.»

domingo, 8 de novembro de 2015

Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)

«Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar de viver.»

«Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais.»

«Não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça, e que não existe prudência, beleza e justiça sem felicidade. Porque as virtudes estão intimamente ligadas à felicidade, e a felicidade é inseparável delas.»

A Brevidade da Vida

«Pequena é a parte da vida que vivemos. Pois todo o restante não é vida, mas tempo.»

O Lobo da Estepe

«Em geral os animais são tristes. E quando um homem está triste... porque vê, por uma hora, como é tudo, como é a vida, e está triste de verdade, sempre se parece um pouco com os animais. Então se mostra não apenas triste, e sim também mais justo e mais belo que de hábito.»

«Pois todos os que com ele se deram viram apenas uma das partes de seu ser.»

«Solidão é independência, com ela eu sempre sonhara e a obtivera afinal após tantos anos. Era fria, oh! sim!, mas também era silenciosa e grande como o frio espaço silente em que giram as estrelas.»

«Oh! se tivesse agora um amigo, um amigo que vivesse nalguma água-furtada, sonhando à luz de uma vela.»

«Permiti que através dos olhos, entrasse em mim o espírito de um homem irresponsável, que mastiga e rumina palavras dos outros e as devolve depois sem digerir.»

«Pois o que eu odiava mais profundamente e maldizia mais, era aquela satisfação, aquela saúde, aquela comodidade, esse otimismo bem cuidado dos cidadãos, essa educação adiposa e saudável do medíocre, do normal, do acomodado.»

«Há momentos em que toda uma geração cai entre dois estilos de vida, e toda a evidência, toda a moral, toda salvação e inocência ficam perdidos para ela. Naturalmente isso não atinge a todos da mesma maneira. Uma natureza como a de Nietzsche teve de sofrer a miséria da época atual há mais de uma geração antes da nossa; tudo quanto teve de suportar sozinho e incompreendido, é o mesmo de que hoje padecem milhares de seres humanos.»

1822

«"Sinhor. Perdoe-me que le diga isto eu não perciso de conçelhos não sou como Vossa Majestade as minhas respostas ção nascidas do meu coração." - trecho do manuscrito da Marquesa dos santos.»

«Estais iludidos, estais enganados e estais perdidos se intentardes outra ordem de coisas, se não seguirdes o caminho da honra e da glória.»

«É tão doce poder tiranizar! De cozinhar e lavar, nem se fale: para semelhante trabalho de escravos Deus criou os negros!»

«As revoluções se espalham como a sarna.»

Antônio e Cleópatra

«Tenho, acaso, nos lábios a serpente?»

«Como! Caíste! Se te separaste da natureza assim tão gentilmente, é que o golpe da morte é como aperto de namorado, que machuca um pouco mas sempre é desejado. Estás tranqüila? Se assim te foste, é porque ao mundo contas que digno ele não é de despedida.»

«É sabido que nós, os grandes, somos responsáveis por quanto os outros fazem, e que, quando caímos, nosso nome serve para cobrir o alheio mérito.»

«De mim própria fui a conquistadora.»

«Canção à Bacanal:
Vem depressa, rei do vinho, 
nédio Baco em desalinho. 
Acabemos com as dietas em tuas tinas repletas, 
e grinaldas de teus ramos em torno à fronte ponhamos. 
Mais vinho! Que vire o mundo! 
Mais vinho! Que vire o mundo!»

«Demora não é recusa.»

«Se os deuses poderosos forem justos, hão de amparar quem se mostrar mais justo.»

«Oh inexperiência de minha mocidade, quando verde eu tinha o juízo e frio o sangue!»

«Neste instante Antônio murmura: “Acaso onde estará minha serpente do velho Nilo?” É assim que ele me chama. Agora vivo de um veneno raro. De mim se lembrará, que os amorosos raios do ardente Febo enegreceram e que enrugada vai me deixando o tempo? César de fronte larga, quando neste solo estiveste eu era apetecível para qualquer monarca, tendo o grande Pompeu parado para olhar-me a fronte. Ali quisera ele ancorar os olhos e morrer contemplando a própria vida.»

«Se o capricho não fosse vosso súdito, diria que sois ele em carne e osso.»

«Se virdes que está triste, dizei que estou dançando; se contente, que me vi atacada de mal súbito.»

«O que o desprezo muitas vezes atira para longe, reaver desejaríamos.»

«Assim como aperta o coração ver mal casado um belo rapaz, mata de tristeza ver um rústico sem cornos.»

As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia

«A obediência pode ser temperada com seu próprio juízo.»

«Se seu padre estiver certo, já estou irremediavelmente amaldiçoada; portanto, não precisa se preocupar.»

«Deve haver uma punição por violar um tabu; essa é a lei.»

«Por que perderia meu tempo em amaldiçoá-lo? Antes desejaria que fosse para o céu, e que o seu Deus tivesse mais prazer do que eu com a sua companhia.»

«Bem, eu não ardi, pois abrandei o fogo; porque quando me consumi nas chamas uma vez o fogo se apagou.»

«Não dormirei para não sonhar...»

«Agora vejo como num vidro, mas, depois, eu verei face a face.»

«A Deusa tem uma quarta face, que é secreta...»

«Quem procura evitar seu destino ou retardar o sofrimento apenas se condena a sofrer duplamente.»

«Um homem já é ruim, por que haveria de querer outros, que poderiam ser piores?»

«O que pode uma virgem saber das mágoas e labutas da humanidade?»

Demian

«Quando me comparava com os demais, sentia-me muitas vezes orgulhoso e satisfeito comigo mesmo, e em outras tantas deprimido e humilhado. Ora me acreditava um verdadeiro gênio, ora fraco do juízo. Não me era possível compartilhar a vida e as alegrias dos outros rapazes de minha idade, e às vezes reprovava asperamente o meu isolamento e sentia profunda tristeza, crendo-me definitivamente afastado de todos os meus semelhantes, com todas as portas da vida fechadas irrevogavelmente para mim.» 

«Há, por exemplo, entre as mariposas, certa espécie noturna da qual as fêmeas são em número muito mais reduzido do que os machos. As mariposas se reproduzem da mesma maneira que todos os outros insetos: o macho fecunda a fêmea, e esta põe ovos. Quando se captura uma dessas fêmeas (e numerosos naturalistas já comprovaram o fato), os machos vão dar ao lugar onde ela se encontra prisioneira, depois de voarem vários quilômetros de distância, viajando horas e horas através da noite. Presta atenção! A vários quilômetros de distância os machos sentem a presença da única fêmea existente nas imediações. Tentou-se buscar uma explicação para o fato, mas é muito difícil de explicar. Talvez os machos tenham o sentido do olfato extraordinariamente desenvolvido, como os bons cães de caça, que conseguem achar e seguir um rastro imperceptível. Compreendes? A Natureza está cheia de fatos como este, que ninguém consegue explicar. Mas imagino que se, entre essas mariposas, as fêmeas fossem tão freqüentes quanto os machos, estes talvez não tivessem um olfato tão fino. Se o têm é porque se viram na necessidade de exercitá-lo a tal ponto e a intensificar sua sensibilidade. Quando um animal ou um homem orienta toda a sua atenção e toda a sua força de vontade para determinado fim, acaba por consegui-lo. O mesmo acontece com o que antes dizíamos. Se observarmos uma pessoa com suficiente atenção, acabaremos por saber mais a seu respeito do que a própria pessoa. (...) É necessário perguntar-se sempre, duvidar sempre. Mas a coisa é muito simples. Se uma dessas mariposas noturnas de que falamos pretendesse orientar toda a sua vontade em direção a uma estrela ou a outro fim semelhante, é claro que nada conseguiria. Mas nem sequer pretende isso. Busca apenas o que tem para ela um sentido e um valor, algo que lhe é necessário e de que não pode prescindir. E é então precisamente quando consegue também o inacreditável: desenvolver um sexto sentido, que só ela possui entre todos os animais. Nós, os homens, temos um campo de ação muito mais vasto e interesses mais amplos do que os animais. Mas também nós nos achamos inscritos num círculo relativamente pequeno e não conseguimos ultrapassá-lo. Posso imaginar muitas coisas, imaginar, por exemplo, que meu maior desejo seria chegar ao Pólo Norte ou algo semelhante; mas só poderei querer isso com suficiente intensidade e realizar esse desejo quando ele realmente existir em mim e todo o meu ser se achar penetrado por ele. Quando isso acontece, quando intentas algo que te é ordenado de dentro do teu próprio ser, acabas por consegui-lo e podes atrelar tua vontade como se fosse um animal de tiro. Se eu me esforçasse agora no sentido de que, por exemplo, o nosso pároco não usasse óculos, não haveria de conseguir nada. Seria apenas um jogo. Mas, quando no outono passado, surgiu em mim o firme propósito de mudar de lugar na classe, tudo aconteceu maravilhosamente. Logo apareceu um aluno, que até então estivera doente e cujo nome começava por uma letra anterior à inicial do meu, e como alguém devesse dar-lhe o lugar nos primeiros bancos, fui eu, desde logo, quem lhe cedeu o lugar, precisamente porque minha vontade já se encontrava preparada para aproveitar a primeira ocasião.» 

«O amor não deve pedir, nem tampouco exigir. Há de ter a força de chegar em si mesmo à certeza e então passa a atrair em vez de ser atraído.»

«Este mundo, tal como é hoje, quer morrer, quer aniquilar-se e aniquilar-se-á.»

«O que hoje existe não é comunidade, é simplesmente rebanho. Os homens se unem porque têm medo uns dos outros e cada um se refugia entre seus iguais: rebanho de patrões, rebanho de operários, rebanho de intelectuais... E por que têm medo? Só se tem medo quando não se está de acordo consigo mesmo.»

«Tudo é moral, e procuro algo que não o seja. A moral nunca me trouxe nada que não fosse doloroso.» 

«Meu fim não é o prazer, mas a pureza. Não é a felicidade, mas a espiritualidade e a beleza.» 

«Apesar de minhas palavras serem a de um perfeito libertino, minha vida transcorria solitária, cheia de uma ardente ânsia de amor, desesperançada. Quanto a isso não havia ninguém mais delicado e pudico do que eu.» 

«Esta é minha fraqueza, meu caro Sinclair, pois às vezes percebo que não deveria sentir tais desejos, que são um luxo e uma fraqueza. Seria mais digno e mais acertado estar simplesmente à disposição do destino, sem aspirações de qualquer ordem. Mas não posso, é a única coisa que não posso fazer. Talvez tu o consigas um dia. É muito difícil, é o único verdadeiramente difícil. Já sonhei em consegui-lo, mas não o consigo realizar, me dá medo. Não posso decidir-me a ficar tão desnudo e tão só em meio da vida; também eu sou um pobre cão fraco, que necessita de um pouco de calor e de alimento e gosta de sentir-se de vez em quando entre seus semelhantes. Aquele que verdadeiramente só quer seu destino já não tem semelhantes e se ergue solitário sobre a terra, tendo ao seu lado somente os gélidos espaços infinitos.» 

«Há tanto tempo que andava me arrastando cego e insípido pela vida, e fazia tanto que meu coração se calara confinado a um ângulo sombrio, que até as reprovações e os horrores que me contraem a alma, me são bem-vindos.» 

«Exatamente como a árvore do outono ao perder suas folhas que lhe caem ao redor, sem senti-lo e quando a chuva, a geada e o sol lhe resvalam pelo tronco, enquanto a vida se retira para o mais íntimo e recôndito de si mesma. Não morre. Espera.» 

«Vejo que nunca vivestes completamente aquilo que pensa, e isso não é bom. Somente as idéias que vivemos é que têm valor.» 

«Eu só esperava que meu destino se me apresentasse com uma nova imagem.» 

«Todos os homens buscavam a 'liberdade' e a 'felicidade' num ponto qualquer do passado, só de medo de ver erguer-se diante deles a visão da responsabilidade própria e da própria trajetória.» 

«Quando um homem orienta toda a sua atenção e sua força de vontade para determinado fim, acaba por consegui-lo.»

«Se observarmos uma pessoa com suficiente atenção, acabaremos por saber mais a seu respeito do que a própria pessoa.»

«Deixo resplandecer no passado todos os pontos de repouso, ilhas encantadas e paraísos, cujo sortilégio provei e aos quais não desejo voltar.»

«Acabei por viver nos sonhos (sempre tive propensão a sonhar) mais do que na realidade, e as sombras de meus sonhos me roubaram energia e vida.»

«Queria apenas tentar viver aquilo que brotava espontaneamente de mim. Porque isso me era tão difícil?»

«Não creio ser um homem que saiba. Tenho sido sempre um homem que busca.» 

«A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro.» 

«... podemos entender-nos uns aos outros, mas somente a si mesmo pode cada um interpretar-se.» 

«Sempre é bom termos consciência de que dentro de nós há alguém que tudo sabe.» 

«Quando alguém encontra algo de que verdadeiramente necessita, não é o acaso que tal proporciona, mas a própria pessoa; seu próprio desejo e sua própria necessidade o conduzem a isso.» 

«A maioria das pessoas vive também em sonhos, mas não nos próprios, e aí é que está a diferença.» 

«Não creio que se possam considerar homens todos esses bípedes que caminham pelas ruas, simplesmente porque andam eretos ou levem nove meses para vir à luz. Sabes muito bem que muitos deles não passam de peixes ou de ovelhas, vermes ou sanguessugas, formigas ou vespas.» 

«Não devemos temer nem julgar ilícito nada do que nossa alma deseja em nós mesmos.» 

«A ave saiu do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo.» 

«A única realidade é aquela que se contém dentro de nós, e se os homens vivem tão irrealmente é porque aceitam como realidade as imagens exteriores e sufocam em si a voz do mundo inteiro. Também se pode ser feliz assim; mas quando se chega a conhecer o outro, torna-se impossível seguir o caminho da maioria. O caminho da maioria é fácil, o nosso é penoso. Caminhemos.» 

«Nunca se chega ao porto. Mas quando duas rotas amigas coincidem, o mundo inteiro então nos parece o anelado porto.» 

Pluto

«A saúde é a virtude do corpo, o discernimento a virtude do intelecto.»

A Gaia Ciência

«Vou embora finalmente desse mundo, onde é necessário que o coração se parta, ou se torne bronze.»