quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os Césares

«Porque é perfeitamente possível que nos tornemos um ser divino, sem ser, pelos outros, reconhecidos como tal. - Marco Aurélio»

«O caráter específico de um indivíduo determina seus atos que, automaticamente, são conformes à sua natureza. - Marco Aurélio»

«Todas as noites precisamos interrogar-nos para saber de que maneira melhoramos e em que sentido é preciso acelerar nossos esforços para um progresso. - Sêneca»

«Não existe arte mais difícil que a arte de viver. Mas a maneira como se deve existir, essa aprende-se unicamente enquanto se vive. - Sêneca»

«Que é o homem? Um corpo frágil e fraco, nu, por natureza sem defesa, tendo necessidade do socorro alheio, exposto a todas as injúrias da sorte, temendo o alimento e perecendo tanto pelos benefícios da abundância quanto pelas desgraças da carência. - Sêneca»

«A música que floresce à sombra não tem valor algum. - Nero (porque a melodia é credenciada ao cantor que fulgura na luz)»

«Não achais, que minha tristeza seja bem fundada? Quando tinha a minha idade, Alexandre conservava sob seu domínio grande número de povos, e eu não executei ainda nada de grande e de glorioso! - Resposta de César aos seus amigos, que indagaram vendo o derramar lágrimas sobre o túmulo de Alexandre.»

«Um furacão sublevou o oceano. César lançou-se numa barca de pesca. Mas, diante da tempestade, quis o pescador renunciar à partida. César exclamou então: "Coragem! Transportas César e sua sorte!". - Plutarco»

«Os historiadores, os escritores e os poetas, que tentaram penetrar essa perfeição única, não conseguiram destacar e comunicar a seus leitores uma qualidade essencial a César, quero dizer, o brilho misterioso, essa espécie de luz irradiante e calorosa que se desprendia daquele homem e seus atos, nas suas obras, e tanto pela sua "presença" como no seu ser mais íntimo.»

«Pouco tempo depois de sua morte e sempre a perseguir Pompeu, César desembarcou no Egito. Apresentaram-lhe a cabeça cortada de Pompeu, seu genro e antigo amigo! Profundamente perturbado, César cobriu a face e chorou.»

«Na véspera, no decorrer do jantar, quando os convivas discutiram para saber qual a melhor dentre todas as mortes, somente César, com vigor, exclamou: "A que não se espera".»

«Non humilis mulier (mulher sem baixeza) - palavras de Horácio sobre Cleópatra.»

«Não choro porque te perdi. Juntar-me-ei a ti dentro em breve. Mas que uma mulher me ultrapasse pela coragem, a mim, tão grande general, isso é o que é doloroso e intolerável! - Marco Antônio, segundo Plutarco»

«Cornélia, até este dia, só conheceste um aspecto da vida: a felicidade. Talvez te hajas enganado a ti mesma, porque a sorte foi fiel mais tempo do que é costume. Mas somos mortais e devemos suportar nossa parte de infelicidade também. - Pompeu, à sua quinta mulher (segundo Plutarco)»

«Tu me exortas de novo à ambição e ao trabalho - escreveu Cícero à seu irmão - Farei o que puder de melhor. Mas quando poderei viver?»

«A eternidade vale mais do que um só dia, por mais rico que seja. - Pompeu.»

«Sempre retribui a meus amigos todo o bem que me fizeram, como também sempre retribui a meus inimigos todo o mal que me fizeram. - Epitáfio de Lúcio Cornélio Sila.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário